DICAS DE INFORMÁTICA

A Informática é uma ciência voltada para o processamento de dados. Para efetuar o processamento de dados usamos o computador e seus acessórios.
A parte física do computador - os acessórios eletrônicos que podem ser conectados ao computador – chama-se HARDWARE.
A parte lógica – executada por programas – denomina-se SOFTWARE.
A Informática abrange as seguintes áreas:
Digitação – Área da Informática relacionada ao uso eficiente e ágil do teclado do computador. O Digitador é o profissional que atua nessa área.
Operação – Envolve as infinitas aplicações práticas dos programas ou softwares. O profissional que atua nessa área chama-se Operador.
Programação – Área da Informática que se dedica ao desenvolvimento de programas. O Programa Windows, bem como outros programas, foram desenvolvidos por programadores.
Análise de Sistemas – Imediatamente acima da área de programação, essa área se empenha na análise de programas à procura de possíveis falhas no sistema e também de soluções para as mesmas.
Manutenção – Essa área é responsável pelo conserto, reparo e configuração do computador. O Técnico em Informática é o profissional atuante nessa área.

2. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM COMPUTADOR

Velocidade do Processador – Quanto maior a velocidade do Processador do computador, mais rápido será esse computador na execução de quaisquer atividades. A velocidade do Processador é medida em Hertz (Hz), mas como essa velocidade varia de centenas de milhões até um bilhão de Hertz ou mais, usa-se o Megahertz (Mhz) e o Gigahertz (Ghz) - submúltiplos do Hertz - para medi-la. Um Megahertz (Mhz) equivale à cerca de Um Milhão de Hertz e um Gigahertz (Ghz) a cerca de Um Bilhão de Hertz. Os tipos de Processadores mais usados são o PENTIUM e o K6.
Capacidade do Disco Rígido – O Disco Rígido é também chamado de HD; é nele que ficam gravados os programas bem como as informações que nós gravamos na memória do computador. Apesar disso, o HD não é a memória principal do computador e sim a memória auxiliar. Quanto maior for a capacidade do Disco Rígido, maior será a capacidade de o computador armazenar informações. A capacidade do Disco Rígido é medida em Bytes (B) mas como essa capacidade varia entre bilhões de Bytes, usa-se o Gigabytes (GB) – múltiplo do Byte – para medi-la. Um Gigabyte (GB) equivale à cerca de um Bilhão de Bytes.
OBS.: Um Byte é um conjunto de oito bits, ou impulsos elétricos, e pode ser constituído por uma letra, um número, um símbolo digitado, etc.

3. PERIFÉRICOS (HARDWARE)


Monitor de Vídeo – Exibe na tela as informações processadas. O modelo mais comum é o SVGA.
Gabinete - A caixa metálica onde estão instaladas as placas de circuito que compõem o computador. Os modelos existentes no mercado são: Mini-Torre, Torre e Mesa.
Mouse e Pad – O mouse é um acessório usado no ambiente do Windows para controlar a seta (cursor) que aparece na tela. O Pad é o “tapete” que fica sob o Mouse, possibilitando-nos mover o Mouse com mais facilidade.
Impressoras – Tem por finalidade transferir para o papel a imagem da tela. Os tipos mais comuns são: Matricial, Jato de Tinta e Laser. A Matricial utiliza fita para impressão de notas fiscais e outros impressos que não precisam ter uma alta qualidade de impressão. As impressoras Jato de Tinta usam cartuchos de tinta e possuem uma alta qualidade de impressão, podendo imprimir até mesmo fotos. Já as impressoras com impressão a laser embora possuam uma altíssima qualidade de impressão (até mesmo superior a Jato de Tinta) são menos comuns devido ao seu elevado preço de custo e uso.
Kit Multimídia – Acessórios instalados no computador que permitem ao mesmo reproduzir sons, vídeos, etc.
Fax Modem – Placa de Circuito instalada no computador, indispensável para conexão com a INTERNET.
Placa RTV – Placa de Circuito que possibilita-nos recepcionar emissoras de Rádio e TV através do computador.
Scanner – Esse acessório quando conectado ao computador, pode digitalizar imagens ou textos contidos em impressos e projetá-los na tela do computador.
Câmera Digital – Tendo uma Câmera Digital interligada ao computador poderemos visualizar na tela a pessoa com estamos nos comunicando, via INTERNET.
Teclado – É usado para o envio de todos os comandos e informações necessárias para o processamento.
O Teclado está dividido em três (03) setores. São eles: Teclado Numérico, Teclado de Funções e Teclado Principal.

Teclado Principal

Idêntico ao teclado de uma máquina de datilografia, contendo teclas alfabéticas, teclas com acentos e símbolos. As teclas principais desse teclado bem como suas respectivas funções encontram-se alistadas na tabela a seguir:

TECLAS FUNÇÕES

Tab Tabulação de parágrafos
Caps Lock Letras maiúsculas e minúsculas
Shift Iniciais maiúsculas e acentuação
Ctrl e Alt Múltiplas funções
Backspace Apaga caracteres à esquerda do cursor
Enter Envio de comandos; quebra de linha.

Teclado de Funções

A maior parte das teclas do Teclado de Funções possui múltiplas funções que podem variar de Programa para Programa. As teclas principais desse teclado bem como suas respectivas funções encontram-se alistadas na tabela a seguir:

TECLAS FUNÇÕES

Esc Cancelar caixa de diálogo ou janela menor
F1 a F12 Variam de Programa para Programa
Delete Apaga caracteres à direita do cursor
Home Desloca o cursor para o início da linha
End Desloca o cursor para o fim da linha
Page Up Exibe: página anterior ou início da página
Page Down Exibe: página seguinte ou final da página
Setas de Navegação Movimenta o cursor pelo texto sem apagar

Teclado Numérico

Funciona como o teclado de uma Calculadora, porém pode executar as mesmas funções que algumas teclas do Teclado de Funções se a tecla Num Lock estiver desativada.
script type="text/javascript" src="http://vitrine.buscape.com.br/dynabox/DynaboxConfig?div_nome=dynabox&site_origem=10633165&cor=0000FF">